Lojista?

Dicas de Como Montar sua Loja de Produtos Naturais

Público-alvo

É de extrema importância verificar o perfil do cliente que sua loja vai atender - classe social, sexo, faixa etária, etc.

Escolha do ponto

Escolha um ponto com grande fluxo de pessoas a pé e que tenha no

entorno geradores de fluxo, tais como: supermercados, Casas Lotéricas, bancos, Correios, estação ferroviária, etc.

Outra dica importante para a escolha de um ponto para loja de produtos naturais é a posição do sol. Não é recomendado que bata sol na parte da tarde, pois nesse período o sol é mais intenso e prejudica a durabilidade dos produtos.

Escolha de produtos

Para uma loja localizada em um terminal, seja ele de ônibus trem ou Metrô, considerando que esse público tem pressa ou pouco tempo, o ideal para facilitar a compra é ter uma boa quantidade de produtos já pesados, assim, o cliente já pode pegar e levar. Já se a loja estiver instalada em uma rua de comércio, a compra a granel pode funcionar melhor.

Conheça a variedade dos produtos

Os produtos têm uma variedade específica de qualidade, como é o caso da castanha de caju - tem w1, w2, w3 e w4, além de crua, torrada e torrada e salgada, ou seja, só para castanha de caju você tem 12 possíveis escolhas.

Concorrência

Verifique a linha de produtos que seus concorrentes comercializam, como: temperos, chás, farinhas, frutas secas, etc.

Precificação

Sugerimos precificar uniformemente todos os produtos, o mais usado é vendê-los a granel, em 100g.

Tamanho e tipos de potes

Os bins ou dispensers gravitacionais proporcionam uma melhor organização. Além disso, o produto fica mais atrativo por parecer que o dispenser está sempre cheio.

Os potes de acrílico são bem mais baratos. Indicamos utilizar os de maior volume (7,4 litros) para produtos com alto giro, como aveia; potes médios (3,3 litros) para produtos com mais valor agregado e potes pequenos (1,5 litros) para temperos.

É sempre bom deixar um espaço para acrescentar mais potes ou dispensers, pois sempre aparecem produtos novos a serem comercializados.

Conchas

Cada pote deve ter a sua concha, mesmo que os produtos sejam similares. Em hipótese alguma compartilhe esse equipamento.

Higienização dos potes

A loja deve dispor de um local apropriado para a higienização dos potes, este deve ser feito periodicamente e também sempre que um produto for finalizado. Atenção para não misturar produtos de lotes diferentes.

Iluminação

A loja deve estar sempre bem iluminada, o recomendo para iluminação central é lâmpada fria (6000 k). Já para a iluminação direcionada para os produtos (spots), o ideal é utilizar luz amarela, entre (3000 a 3500 k), essa iluminação valoriza o produto.

Outras dicas

Se sua loja for trabalhar com temperos é interessante ter um moedor. Moer o tempero na hora agrega bastante valor ao produto.

Coloque cestinhas à disposição dos clientes, assim, as mãos deles ficam livres e eles tendem a comprar mais.

Uma boa balança é primordial para uma loja que vende produtos a granel, de preferência, tenha uma que emita etiquetas com código, descrição, validade e tabela nutricional dos produtos.

Utilize luvas descartáveis (aquelas de pintar cabelo) a cada atendimento, isso vai transmitir para seu cliente que você realmente trabalha de forma séria, segura e higiênica.

Leituras Recomendadas:

Abrir chat
1
Posso te ajudar?
Olá!
Podemos falar mais sobre nossos produtos, como se tornar um lojista ou esclarecer qualquer dúvida que você tenha.